Taxa Selic

Taxa Selic

A taxa Selic é um termo muito utilizado por economistas, administradores e principalmente investidores no geral, você já sabe o que é a taxa Selic e como ela funciona? Entenda agora a taxa básica de juros da economia brasileira!

O que é a Taxa Selic?

A palavra Selic na verdade é uma sigla, que representa o Sistema Especial de Liquidação e Custódia, que é um sistema administrado pelo Banco Central e onde são negociados os Títulos Públicos Federais.

Já a taxa Selic é a taxa média registrada nas operações feitas todos os dias através deste sistema, esta é chamada de “Selic efetiva” ou “Selic Over”.

Estas operações são empréstimos entra as instituições financeiras, com vencimento de um dia e têm Títulos Públicos Federais como garantia.

A taxa Selic é muito semelhante à taxa DI ou CDI, porém a principal diferença é que a taxa DI é registrada na Cetip e não no Sistema Especial de Liquidação e Custódia.

Além disso, as operações que dão origem à taxa DI não possuem Título Públicos Federais como garantia.

Para que serve a taxa Selic?

A taxa Selic tem uma grande importância no controle da inflação, que atinge os preços no Brasil.

Funciona assim, o Brasil possui um sistema de metas de inflação que deve ser cumprido e para controlar a inflação basta influenciar a quantidade de dinheiro que circula na economia.

Quanto mais dinheiro estiver circulando, maior a tendência de as pessoas consumirem e se a demanda por produtos e serviços aumentar, o preço das mercadorias irão subir, pois há mais pessoas buscando aquele produto ou serviço.

Portanto, quando os preços estão subindo muito a ponto de superar a meta de inflação estabelecida, a taxa Selic e elevada, pois assim, os juros para tomar empréstimo serão maiores e as pessoas e empresas pensarão duas vezes antes de fazer uma dívida. Esta medida controla o consumo e consequentemente os preços.

O contrário também acontece, quando a inflação está muito baixa, a ponto de se tornar mais baixa do que a meta, a taxa Selic diminui, pois tomar crédito se tornará mais barato e isso estimula o consumo e aquece a economia.

Como é definida a Selic?

A chamada Selic meta é definida pelo Copom (Comitê de Política Econômica), um órgão vinculado ao Banco Central.

A cada 45 dias este órgão realiza uma reunião para definir a taxa Selic meta para os próximos 45 dias.

Esta taxa representa o alvo que a taxa Selic efetiva deve buscar alcançar. A Selic meta pode ser alcançada através de negociações de Títulos Públicos Federais que o Banco Central realiza.

Conclusão

A taxa Selic é um instrumento do Banco Central muito importante, utilizado para controlar a inflação no país.

Além disso é a taxa básica de juros da economia e, portanto, influencia diretamente nos seus investimentos e empréstimos.

É importante sempre acompanhar como está a taxa Selic, pois em momentos em que ela está muito baixa, talvez não seja interessante investir em Títulos Públicos Federais, porém quando estiver alta é possível conseguir boas rentabilidades com a segurança que o tesouro nacional oferece.

Fontes

www.infomoney.com.br